APRESENTANDO UM MÉTODO ALTERNATIVO PARA A EXIBIÇÃO DE IMAGENS ILUSTRATIVAS EM SALA DE AULA

Auteurs-es

  • Joyce Milena Barbosa Teixeira
  • Dafne Paulina de Souza Alves
  • Elizabete Karlla Mota Rios Santos
  • Tamiris da Silva Oliveira
  • Carlos Henrique Silva Melo
  • Jane Eyre Gabriel

Mots-clés :

Material didático, Ensino de Biologia, Assimilação de conhecimentos

Résumé

O presente artigo teve como objetivo apresentar uma estratégia metodológica acessível e de fácil manuseio, visando construção de um aparato didático para a exibição de imagens ilustrativas em sala de aula por meio uma abordagem criativa e dinâmica. Confeccionado a partir de materiais recicláveis, o presente modelo didático simula um monóculo a ser empregado para a apresentação de representações esquemáticas em distintos temas biológicos. Esse aparato, quando apresentado a um grupo de vinte estudantes universitários, obteve excelente aceitação destes, demonstrando o potencial do presente material didático em despertar o interesse e a curiosidade, além de proporcionar um método lúdico e criativo como instrumento facilitador para a produção e assimilação de conhecimentos. A excelente receptividade pelos graduandos, aliado ao seu baixo custo e às facilidades na construção, reforça a necessidade de adequação de instrumentos pedagógicos dinâmicos e interativos dessa natureza em atividades educativas. Futuramente, tal material didático poderá vir a se tornar uma alternativa viável a ser adotada rotineiramente por docentes em sua prática pedagógica.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié

2013-12-23

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

BARBOSA TEIXEIRA, Joyce Milena; DE SOUZA ALVES, Dafne Paulina; RIOS SANTOS, Elizabete Karlla Mota; DA SILVA OLIVEIRA, Tamiris; SILVA MELO, Carlos Henrique; GABRIEL, Jane Eyre. APRESENTANDO UM MÉTODO ALTERNATIVO PARA A EXIBIÇÃO DE IMAGENS ILUSTRATIVAS EM SALA DE AULA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 3, n. 4, 2013. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/314. Acesso em: 23 août. 2025.