FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA CRIATIVIDADE

UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA

Autores

  • Eliane Rodrigues Martins Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Criatividade, Formação, Currículo

Resumo

O presente artigo objetivou refletir sobre a criatividade na formação inicial de professores. A metodologia fundamentou-se na perspectiva qualitativa, através da pesquisa-ação. Participaram dessa investigação 16 futuros professores em formação no curso de Pedagogia de uma universidade pública cearense. Para a produção das informações aplicamos um questionário, realizamos uma entrevista de grupo focal e análise documental do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Diante dos dados coletados, utilizou-se da análise de conteúdo como propõe Bardin (1977). Os resultados da análise das informações, demostraram que o curso de Pedagogia da UECE, necessita inserir no currículo a criatividade na perspectiva de romper com dicotomias entre os saberes técnicos, humanísticos, teóricos e práticos. Refletir sobre a formação inicial na perspectiva da criatividade ensejam novos diálogos em torno da formação de professores, viabilizando a expressão criativa dos alunos e possibilitando inserir nesse campo de investigação a criatividade como perspectiva que entrelaça o currículo.

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Biografia do Autor

  • Eliane Rodrigues Martins, Universidade Regional do Cariri

    Mestra em Educação (URCA)

    Universidade Regional do Cariri

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Publicado

2025-01-19

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA CRIATIVIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D19 01-23. https://doi.org/10.5281/

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