INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NAS EXPERIÊNCIAS FORMADORAS DE UMA DIRETORA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14690393Palavras-chave:
Gestão Democrática, Insubordinação Criativa, Experiência Formadora, Narrativa AutobiográficaResumo
Neste artigo, compartilham-se narrativas autobiográficas que refletem ações de insubordinação criativa na atuação da diretora de uma escola pública do Brasil, no período de 2018 a 2022. O objetivo deste texto é identificar e analisar as ações de insubordinação criativa evidenciadas nas narrativas autobiográficas da gestora escolar. A análise interpretativa-compreensiva das narrativas produzidas pela diretora possibilitou identificar as ações de insubordinação criativa em suas histórias de experiências contadas e compartilhadas em encontros do Grupo de Estudo, Pesquisa e Formação, no âmbito de um projeto de extensão universitária na área de Educação Matemática, entre os anos de 2021 e 2023, que discutiram textos sobre a insubordinação criativa que instigaram a produção de narrativas autobiográficas. O estudou revelou sua autonomia nas decisões coletivas tomadas no exercício de sua função nos espaços formativos da escola básica, por meio de uma liderança partilhada que contribuiu ativamente para dinamizar, apoiar e encorajar a equipe escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

