TRANSIÇÃO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR PARA PSICOLOGIA
SENTIDOS CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES DO INTERIOR DA BAHIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Bacharelado Interdisciplinar, Ensino Superior, Trajetórias EscolaresResumo
O presente trabalho discutiu as trajetórias escolares, a partir do ensino médio, de 7 estudantes de rede pública de cidades do interior da Bahia que fizeram a transição do Bacharelado Interdisciplinar (BI) para o curso de Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A análise das fichas cadastrais dos/as 103 estudantes egressos/as do BI para Psicologia até o semestre letivo de 2017.2, permitiu a identificação de apenas 10 estudantes deste contingente oriundas de rede pública do interior do estado. Neste sentido, buscamos compreender quais os catalisadores das trajetórias desses/as estudantes que lhes conferiram a possibilidade de prolongarem seus percursos acadêmicos, atentando especialmente às experiências vividas no BI nesse processo. Utilizamos um roteiro semiestruturado de entrevista, e os dados foram submetidos a uma análise de discurso categorial temática. Discutimos que o processo de ingresso na universidade por parte dos/as estudantes não gira somente em torno da capacidade individual de cada um/a; ele foi possível devido às estratégias construídas nas redes sociais e afetivas, nos percursos pessoais-familiares de incentivo e com o acesso às políticas públicas de apoio e de permanência (locais, regionais, nacionais e universitárias). Por sua vez, o Bacharelado Interdisciplinar apareceu também como grande ferramenta de democratização do ensino superior, se configurando como mais uma forma de acesso. Explorar o ingresso no ensino superior como processual, considerando os elementos pessoais, familiares, políticos e institucionais que compõe as trajetórias escolares, é de suma importância para a ampliação de subsídios para que mais estudantes de camadas populares ingressem na universidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

