TRANSIÇÃO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR PARA PSICOLOGIA

SENTIDOS CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES DO INTERIOR DA BAHIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Anne Bittencourt Universidade Federal da Bahia
  • Mônica Lima de Jesus Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Bacharelado Interdisciplinar, Ensino Superior, Trajetórias Escolares

Resumen

O presente trabalho discutiu as trajetórias escolares, a partir do ensino médio, de 7 estudantes de rede pública de cidades do interior da Bahia que fizeram a transição do Bacharelado Interdisciplinar (BI) para o curso de Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A análise das fichas cadastrais dos/as 103 estudantes egressos/as do BI para Psicologia até o semestre letivo de 2017.2, permitiu a identificação de apenas 10 estudantes deste contingente oriundas de rede pública do interior do estado. Neste sentido, buscamos compreender quais os catalisadores das trajetórias desses/as estudantes que lhes conferiram a possibilidade de prolongarem seus percursos acadêmicos, atentando especialmente às experiências vividas no BI nesse processo. Utilizamos um roteiro semiestruturado de entrevista, e os dados foram submetidos a uma análise de discurso categorial temática. Discutimos que o processo de ingresso na universidade por parte dos/as estudantes não gira somente em torno da capacidade individual de cada um/a; ele foi possível devido às estratégias construídas nas redes sociais e afetivas, nos percursos pessoais-familiares de incentivo e com o acesso às políticas públicas de apoio e de permanência (locais, regionais, nacionais e universitárias). Por sua vez, o Bacharelado Interdisciplinar apareceu também como grande ferramenta de democratização do ensino superior, se configurando como mais uma forma de acesso. Explorar o ingresso no ensino superior como processual, considerando os elementos pessoais, familiares, políticos e institucionais que compõe as trajetórias escolares, é de suma importância para a ampliação de subsídios para que mais estudantes de camadas populares ingressem na universidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2018-12-09

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

TRANSIÇÃO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR PARA PSICOLOGIA: SENTIDOS CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES DO INTERIOR DA BAHIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO. (2018). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(17). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/33

Artículos similares

1-10 de 360

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a