TRANSIÇÃO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR PARA PSICOLOGIA
SENTIDOS CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES DO INTERIOR DA BAHIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
Palabras clave:
Bacharelado Interdisciplinar, Ensino Superior, Trajetórias EscolaresResumen
O presente trabalho discutiu as trajetórias escolares, a partir do ensino médio, de 7 estudantes de rede pública de cidades do interior da Bahia que fizeram a transição do Bacharelado Interdisciplinar (BI) para o curso de Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A análise das fichas cadastrais dos/as 103 estudantes egressos/as do BI para Psicologia até o semestre letivo de 2017.2, permitiu a identificação de apenas 10 estudantes deste contingente oriundas de rede pública do interior do estado. Neste sentido, buscamos compreender quais os catalisadores das trajetórias desses/as estudantes que lhes conferiram a possibilidade de prolongarem seus percursos acadêmicos, atentando especialmente às experiências vividas no BI nesse processo. Utilizamos um roteiro semiestruturado de entrevista, e os dados foram submetidos a uma análise de discurso categorial temática. Discutimos que o processo de ingresso na universidade por parte dos/as estudantes não gira somente em torno da capacidade individual de cada um/a; ele foi possível devido às estratégias construídas nas redes sociais e afetivas, nos percursos pessoais-familiares de incentivo e com o acesso às políticas públicas de apoio e de permanência (locais, regionais, nacionais e universitárias). Por sua vez, o Bacharelado Interdisciplinar apareceu também como grande ferramenta de democratização do ensino superior, se configurando como mais uma forma de acesso. Explorar o ingresso no ensino superior como processual, considerando os elementos pessoais, familiares, políticos e institucionais que compõe as trajetórias escolares, é de suma importância para a ampliação de subsídios para que mais estudantes de camadas populares ingressem na universidade.
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