O ENSINO A DISTÂNCIA NO MUNÍCIPIO DE OURICURI (PE)
Palavras-chave:
Paradigmas, Vantagens, Desafios, Educação a distânciaResumo
A busca contínua pela qualificação profissional vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade e influenciando a formação de paradigmas de educação mais flexíveis, como por exemplo, a Educação a Distância (EaD). Neste contexto, o presente artigo investigou a importância da EaD para o município de Ouricuri (PE), identificando suas vantagens e destacando os desafios de sua implementação, demonstrando o papel do aluno e do professor para que essa atividade atinja o êxito esperado. Três instituições ofertaram cursos através da EaD em Ouricuri: o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão), dois cursos; a Universidade de Pernambuco (UPE), três cursos e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), cinco cursos. Das 100 vagas ofertadas pelo IF Sertão há 78 alunos matriculados; das 210 vagas ofertadas pela UNIVASF, temos 79 alunos matriculados, o Curso de Especialização em Docência de Biologia possui nove matriculados. No entanto, as 200 vagas ofertadas pela UPE, temos 142 alunos matriculados. Todavia, dois cursos já contam com 60 alunos concluintes. Observou-se ainda, uma alta taxa de alunos egressos nos cursos. Pelos resultados conclui-se que a EaD tem representado um papel importante na expansão do ensino superior no município, pois contribui para ampliar o número de alunos estudando, baratear os custos do estudo e permitir um maior acesso ao conhecimento e à qualificação profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.