O ENSINO A DISTÂNCIA NO MUNÍCIPIO DE OURICURI (PE)

Auteurs-es

  • Elka Rejane Moura Cunha Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Adriana Gradela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Mots-clés :

Paradigmas, Vantagens, Desafios, Educação a distância

Résumé

A busca contínua pela qualificação profissional vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade e influenciando a formação de paradigmas de educação mais flexíveis, como por exemplo, a Educação a Distância (EaD). Neste contexto, o presente artigo investigou a importância da EaD para o município de Ouricuri (PE), identificando suas vantagens e destacando os desafios de sua implementação, demonstrando o papel do aluno e do professor para que essa atividade atinja o êxito esperado. Três instituições ofertaram cursos através da EaD em Ouricuri: o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão), dois cursos; a Universidade de Pernambuco (UPE), três cursos e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), cinco cursos. Das 100 vagas ofertadas pelo IF Sertão há 78 alunos matriculados; das 210 vagas ofertadas pela UNIVASF, temos 79 alunos matriculados, o Curso de Especialização em Docência de Biologia possui nove matriculados. No entanto, as 200 vagas ofertadas pela UPE, temos 142 alunos matriculados. Todavia, dois cursos já contam com 60 alunos concluintes. Observou-se ainda, uma alta taxa de alunos egressos nos cursos. Pelos resultados conclui-se que a EaD tem representado um papel importante na expansão do ensino superior no município, pois contribui para ampliar o número de alunos estudando, baratear os custos do estudo e  permitir um maior acesso ao conhecimento e à qualificação profissional.

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Bibliographies de l'auteur-e

Elka Rejane Moura Cunha, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Estudante da Especialização em Docência em Biologia

Adriana Gradela, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

A busca contínua pela qualificação profissional vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade e influenciando a formação de paradigmas de educação mais flexíveis, como por exemplo, a Educação a Distância (EaD). Neste contexto, o presente artigo investigou a importância da EaD para o município de Ouricuri (PE), identificando suas vantagens e destacando os desafios de sua implementação, demonstrando o papel do aluno e do professor para que essa atividade atinja o êxito esperado. Três instituições ofertaram cursos através da EaD em Ouricuri: o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão), dois cursos; a Universidade de Pernambuco (UPE), três cursos e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), cinco cursos. Das 100 vagas ofertadas pelo IF Sertão há 78 alunos matriculados; das 210 vagas ofertadas pela UNIVASF, temos 79 alunos matriculados, o Curso de Especialização em Docência de Biologia possui nove matriculados. No entanto, as 200 vagas ofertadas pela UPE, temos 142 alunos matriculados. Todavia, dois cursos já contam com 60 alunos concluintes. Observou-se ainda, uma alta taxa de alunos egressos nos cursos. Pelos resultados conclui-se que a EaD tem representado um papel importante na expansão do ensino superior no município, pois contribui para ampliar o número de alunos estudando, baratear os custos do estudo e  permitir um maior acesso ao conhecimento e à qualificação profissional.

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Publié-e

2016-12-06

Comment citer

Cunha, E. R. M., & Gradela, A. (2016). O ENSINO A DISTÂNCIA NO MUNÍCIPIO DE OURICURI (PE). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(11). Consulté à l’adresse https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/35

Numéro

Rubrique

Artigos