A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Authors

  • Elizangela Sales Lopes Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Adriana Gradela Universidade Federal do Vale do São Francisco

Keywords:

Educação, Escola, Metodologia, Adequação

Abstract

A sociedade atual é marcada por diversos equipamentos de informatização tecnológica e é nesse contexto que se encontra a escola, compelida a modificar-se para atender as necessidades da sociedade moderna. Este artigo, de revisão bibliográfica, foi elaborado a partir de consultas a livros, textos on-line, e outros artigos em português, escritos e publicados entre os anos de 2004 a 2016, com objetivo de promover a reflexão sobre a relevância das tecnologias da informação para a geração de conhecimento em sala de aula, buscando entender a capacidade de adequação e integração dos professores e alunos na utilização de computadores, internet e outras ferramentas como veículos de aprendizado em processo contínuo de constante modificação a favor da educação. Ao término dessa revisão, conclui-se que as tecnologias são ferramentas que devem ser usadas como facilitadoras do cotidiano dos professores em sala de aula e, para tanto, vê-se a necessidade de capacitar os profissionais da educação para que possam usar as tecnologias em benefício do aprimoramento de metodologias que favoreçam e facilitem o processo de ensino e aprendizagem, ofertando, assim, uma educação que esteja em comunhão com as mudanças que ocorrem diariamente no mundo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elizangela Sales Lopes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialização em Docência em Biologia - Univasf

Adriana Gradela, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Zootecnia (UNESP)

Professora da Univasf

Published

2016-12-06

How to Cite

Lopes, E. S., & Gradela, A. (2016). A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(11). Retrieved from https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/41

Issue

Section

Artigos