PERCEPÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO POR MORADORES DE JUAZEIRO-BA COM VISTA A AÇÕES EDUCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Saneamento, Percepção, ComunidadesResumo
Informações sobre o saneamento básico são importantes para determinar a qualidade de vida da população, já que estão relacionadas com a saúde e poluição do meio. Dentro desse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Saneamento Ambiental, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, objetivando obter a percepção sobre o saneamento básico de moradores de bairros contemplados com obras de saneamento pelo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, no município de Juazeiro-BA. O estudo utilizou a metodologia exploratória quantitativa, abordando o tema através da aplicação de 606 questionários estruturados, contendo pontos em torno da percepção sobre o saneamento básico e aspectos a ele associados. Os moradores dos bairros demonstraram, em sua maioria, que não têm conhecimento conceitual sobre saneamento, não conseguindo associá-lo às quatro vertentes, conforme definição da Lei do Saneamento. No entanto, em todos os lugares estudados, a maioria que não soube conceituar, soube relacionar saneamento com saúde. Segundo o teste estatístico Qui-quadrado, a escolaridade foi a variável de maior associação com o nível de conhecimento sobre o tema. Os resultados mostraram que um programa de educação ambiental voltado para questões que envolvem o saneamento básico deve contemplar, principalmente, a conceituação e as funções de tais serviços, bem como promover o interesse pelo tema, visto o percentual de pessoas que expressaram não desejarem participar de nenhum tipo de evento com esse objetivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.