PERCEPÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO POR MORADORES DE JUAZEIRO-BA COM VISTA A AÇÕES EDUCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palabras clave:
Saneamento, Percepção, ComunidadesResumen
Informações sobre o saneamento básico são importantes para determinar a qualidade de vida da população, já que estão relacionadas com a saúde e poluição do meio. Dentro desse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Saneamento Ambiental, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, objetivando obter a percepção sobre o saneamento básico de moradores de bairros contemplados com obras de saneamento pelo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, no município de Juazeiro-BA. O estudo utilizou a metodologia exploratória quantitativa, abordando o tema através da aplicação de 606 questionários estruturados, contendo pontos em torno da percepção sobre o saneamento básico e aspectos a ele associados. Os moradores dos bairros demonstraram, em sua maioria, que não têm conhecimento conceitual sobre saneamento, não conseguindo associá-lo às quatro vertentes, conforme definição da Lei do Saneamento. No entanto, em todos os lugares estudados, a maioria que não soube conceituar, soube relacionar saneamento com saúde. Segundo o teste estatístico Qui-quadrado, a escolaridade foi a variável de maior associação com o nível de conhecimento sobre o tema. Os resultados mostraram que um programa de educação ambiental voltado para questões que envolvem o saneamento básico deve contemplar, principalmente, a conceituação e as funções de tais serviços, bem como promover o interesse pelo tema, visto o percentual de pessoas que expressaram não desejarem participar de nenhum tipo de evento com esse objetivo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.