RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR

VIVÊNCIAS DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO CAMPO

Autores

  • Luana Lima Bittencourt Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13221843

Palavras-chave:

Educação, Ensino Médio, Estigmatização, Racismo

Resumo

A educação pode ser vista como uma das bases para a construção da cidadania que desempenha relevante papel na formação do caráter e reflexão social. Deste modo, percebe-se que a escola é um espaço propício para que sejam realizados debates sobre a realidade étnico-racial no país, tratando das diversas vertentes que o tema engloba, como estigmatização, desigualdade e práticas racistas, a fim de combater o racismo e gerar equidade racial. Este estudo de caso foi realizado numa escola no campo, no estado da Bahia com setenta e seis alunos do Ensino Médio no intuito de compreender quais as vivências e concepções destes sobre o racismo no ambiente escolar. Através dos resultados afirma-se a existência do racismo explícito e velado nas relações interpessoais, praticado por atores que compõem tanto o grupo de discentes, quanto de docentes da instituição. Observou-se, ainda, que os alunos possuem consciência dos problemas raciais, mas a educação formal pouco tem contribuído para a transformação de ações e pensamentos discriminatórios que acometem os negros.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BITTENCOURT SILVA, Luana Lima. RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR: VIVÊNCIAS DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO CAMPO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 65–102, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.13221843. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/527. Acesso em: 2 ago. 2025.