RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR

VIVÊNCIAS DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO CAMPO

Autores/as

  • Luana Lima Bittencourt Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palabras clave:

Educação, Ensino Médio, Estigmatização, Racismo

Resumen

A educação pode ser vista como uma das bases para a construção da cidadania que desempenha relevante papel na formação do caráter e reflexão social. Deste modo, percebe-se que a escola é um espaço propício para que sejam realizados debates sobre a realidade étnico-racial no país, tratando das diversas vertentes que o tema engloba, como estigmatização, desigualdade e práticas racistas, a fim de combater o racismo e gerar equidade racial. Este estudo de caso foi realizado numa escola no campo, no estado da Bahia com setenta e seis alunos do Ensino Médio no intuito de compreender quais as vivências e concepções destes sobre o racismo no ambiente escolar. Através dos resultados afirma-se a existência do racismo explícito e velado nas relações interpessoais, praticado por atores que compõem tanto o grupo de discentes, quanto de docentes da instituição. Observou-se, ainda, que os alunos possuem consciência dos problemas raciais, mas a educação formal pouco tem contribuído para a transformação de ações e pensamentos discriminatórios que acometem os negros.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2019-12-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR: VIVÊNCIAS DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO CAMPO. (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(20), 65-102. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/527

Artículos similares

1-10 de 482

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.