IMPACTOS AMBIENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
(RE) LEITURA E SABERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Sequência didática, Fanzines, SaberesResumo
Este artigo apresenta os resultados da aprendizagem significativa dos alunos da EJA, por ocasião da vivência de uma sequência didática intitulada: “Impactos ambientais: o que eu tenho a ver com isso?”. Esta consiste no produto educacional da investigação de Mestrado Profissional concluída, denominada: “Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma intervenção pedagógica de (re)leitura dos impactos ambientais”. Configura-se, também, como uma etapa de validação dos contributos da referida sequência didática, como intervenção pedagógica, para a construção de saberes pelos alunos sobre o componente curricular: impactos ambientais. Metodologicamente, para análise dos dados, optamos pela técnica da análise de conteúdos dos códigos de registro verificados nos fanzines, produto final da sequência didática, produzidos pelos alunos. Os resultados revelaram a (re)leitura dos saberes dos alunos sobre cinco temáticas: preservação ambiental, tipos de poluição, desmatamento, queimadas de florestas e extinção de animais. Tais saberes, materializados nos fanzines, refletem o olhar dos sujeitos alunos sobre os impactos ambientais no seu cotidiano e sua aproximação com o conhecimento científico abordado durante a intervenção pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.