IMPACTOS AMBIENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
(RE) LEITURA E SABERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Mots-clés :
Educação Ambiental, Sequência didática, Fanzines, SaberesRésumé
Este artigo apresenta os resultados da aprendizagem significativa dos alunos da EJA, por ocasião da vivência de uma sequência didática intitulada: “Impactos ambientais: o que eu tenho a ver com isso?”. Esta consiste no produto educacional da investigação de Mestrado Profissional concluída, denominada: “Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma intervenção pedagógica de (re)leitura dos impactos ambientais”. Configura-se, também, como uma etapa de validação dos contributos da referida sequência didática, como intervenção pedagógica, para a construção de saberes pelos alunos sobre o componente curricular: impactos ambientais. Metodologicamente, para análise dos dados, optamos pela técnica da análise de conteúdos dos códigos de registro verificados nos fanzines, produto final da sequência didática, produzidos pelos alunos. Os resultados revelaram a (re)leitura dos saberes dos alunos sobre cinco temáticas: preservação ambiental, tipos de poluição, desmatamento, queimadas de florestas e extinção de animais. Tais saberes, materializados nos fanzines, refletem o olhar dos sujeitos alunos sobre os impactos ambientais no seu cotidiano e sua aproximação com o conhecimento científico abordado durante a intervenção pedagógica.
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