INTERPRETANDO E CONSTRUINDO REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS COM ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
Pesquisa de opinião, Gráficos, EscalaAbstract
No presente artigo, apresenta-se um relato de experiência das contribuições de uma Sequência Didática (SD) baseada na perspectiva do ciclo de investigação científica. A pesquisa utilizou a abordagem de pesquisa-ação-participante com caráter qualitativo. A SD foi vivenciada a partir de uma pesquisa de opinião, em que se buscou desenvolver a aprendizagem sobre leitura, interpretação e construção de gráfico de barra e linha. Os participantes foram estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Maceió-AL. Os resultados obtidos evidenciaram que, após a SD, os estudantes passaram a produzir representações gráficas mais completas, mostrando que o ensino da Estatística na Educação Básica não pode se limitar ao contexto apenas da leitura. Para promover o letramento estatístico, é preciso ensinar conceitos e procedimentos estatísticos, permitindo que os estudantes tenham oportunidades de problematizar, planejar e executar a pesquisa, promovendo assim o desenvolvimento do pensamento estatístico.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.