REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS
CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Keywords:
Campo científico, Epistemologia, História da educaçãoAbstract
Tendo como ponto de partida os fundamentos filosóficos das ciências, este artigo se propõe a discutir o desenvolvimento histórico da ciência com base em alguns conceitos que integram o pensamento de Gaston Bachelard (1978) e Thomas Kuhn (1987), articulando-os com a noção de campo científico de Pierre Bourdieu (2002; 2004). A partir deste diálogo, nos voltamos especificamente para o campo da História da Educação e, nesse sentido, discutimos a produção do conhecimento com base na perspectiva de Michel de Certeau (1982; 2017). Este autor contribui para a nossa discussão, sobretudo, a partir da tríade composta por lugar de fala, prática e escrita. Este estudo utilizou como metodologia a revisão bibliográfica. A pesquisa em história se constrói a partir de caminhos específicos. Assim, o modo como compreendemos a História da Educação e a produção do conhecimento devem integrar a base teórica das pesquisas neste campo científico, permeando todo o processo investigativo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.