LITERATURA NO CÁRCERE

LEITURA LITERÁRIA NA CADEIA PÚBLICA DE CARAÚBAS/RN

Authors

  • Luzia Emília Praxedes de Menezes Queiroz Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • Karla Raphaella Costa Pereira Universidade Federal Rural do Semi-árido https://orcid.org/0000-0001-7507-4627

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Keywords:

Literatura, Humanização, Remição de pena

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre a contribuição da leitura literária no processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade, na Cadeia Pública de Caraúbas/RN. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, no qual foram analisadas 21 resenhas literárias produzidas no projeto Remição pela Leitura, utilizando a análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que a leitura literária desempenha um papel significativo no processo de humanização dos leitores encarcerados, promovendo reflexão, empatia, autoconhecimento e uma maior compreensão da condição humana. O estudo ressalta a importância da literatura como um direito fundamental e uma ferramenta de humanização no contexto carcerário, evidenciando seu potencial para transformar vidas e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Luzia Emília Praxedes de Menezes Queiroz, Universidade Federal Rural do Semi-árido

    Graduanda em Letras/Português (UFERSA)

    Universidade Federal Rural do Semi-árido

  • Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-árido

    Doutora educação (UECE)

    Docente da Universidade Federal Rural do Semi-árido

     

Published

2025-01-19

Issue

Section

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

How to Cite

PRAXEDES DE MENEZES QUEIROZ, Luzia Emília; COSTA PEREIRA, Karla Raphaella. LITERATURA NO CÁRCERE: LEITURA LITERÁRIA NA CADEIA PÚBLICA DE CARAÚBAS/RN. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D16 01–24, 2025. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3143. Acesso em: 5 jul. 2025.

Similar Articles

1-10 of 519

You may also start an advanced similarity search for this article.