OS USOS DOS LIVROS DE HISTÓRIA NAS AULAS PÓS PANDEMIA

Authors

  • Ana Vitória Batista da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Isaíde Bandeira da Silva Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Keywords:

Livro didático, Aula de História, Pós-pandemia

Abstract

Tendo em vista que os livros didáticos são patrimônios materiais das escolas do Brasil, essa pesquisa apresenta um estudo de caso em quatro turmas de 6° ano da regional 10 de Fortaleza. Ela investigou as fronteiras que estabelecem limites e possibilidades para o aprendizado dos estudantes após o período pandêmico (2022). A metodologia está vinculada a conversações com estudantes e professores, análises dos livros didáticos de história das 4 escolas selecionadas e acompanhamento direto das aulas. Também foram abordadas as temáticas das aulas assíncronas e síncronas. As fontes de conhecimento foram: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Edital e Guia do Programa Nacional do Livro Didático e teóricos-pesquisadores de livros didáticos, como Alain Choppin. Como resultado, foram percebidos que o livro didático de história, além de auxiliar o aluno no aprendizado, proporciona também ao professor inspirações de práticas pedagógicas no ensino-aprendizado

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ana Vitória Batista da Silva, Universidade Estadual do Ceará

    Graduanda em Pedagogia (UECE)

    Universidade Estadual do Ceará

  • Isaíde Bandeira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Educação (UFRN)

    Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará

Published

2025-01-12

Issue

Section

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

How to Cite

OS USOS DOS LIVROS DE HISTÓRIA NAS AULAS PÓS PANDEMIA. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D9 01-22. https://doi.org/10.5281/

Similar Articles

1-10 of 511

You may also start an advanced similarity search for this article.