ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO
Keywords:
Educação Superior, Educação em Odontologia, Estágio clínico, Educação em saúde, Planejamento estratégicoAbstract
Cenários práticos ofertados por estágios supervisionados são abordagens inesgotáveis para a formação dos futuros profissionais de saúde. Frente a esse contexto, emergiu o objetivo desta pesquisa, analisar os possíveis impactos trazidos pelo “Estágio de Clínica Integrada em Atenção Primária” junto à qualidade do processo formativo de acadêmicos do curso de Odontologia. Para tal, qualitativamente, o estudo se delineou na compreensão dos dispositivos político-pedagógicos atrelados às experimentações de atividades de educação em saúde vivenciadas em “Salas de espera” das clínicas odontológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Didaticamente, sob a lógica do planejamento estratégico, as ações programadas pelos estagiários seguiram três períodos: Teorizando/“o pensar” (T), Praticando/“o fazer” (P) e Criticando/“o refletir” (C). Do percurso analítico, três inferências se destacaram: 1. A efetividade do planejamento estratégico (Teorizar-Praticar-Criticar/TPC) em interface com a qualidade das ações de educação em saúde; 2. O reconhecimento das salas de espera como território fértil para o desenvolvimento de atividades promotoras de saúde; 3. A importância de se compartilhar os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios. De tudo, pode-se afirmar que os estágios supervisionados extrapolam qualquer grau de importância, na verdade, vivenciá-los é fundamental para se prover uma formação acadêmica contextualizada e, principalmente, humanizada.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.