ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO

Autores/as

  • Luiz Eduardo de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marília Nalon Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vitória Celeste Fernandes Teixeira do Carmo niversidade Federal de Juiz de Fora
  • Beatriz de Pedro Neto Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Letícia Ladeira Bonato Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Nathália Vianelli Maurício Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luís Felipe Eugênio Andrade Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luiz Felipe Victor Soeiro Cabral Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luiz Miguel Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Clara Martins Uberaba Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Educação Superior, Educação em Odontologia, Estágio clínico, Educação em saúde, Planejamento estratégico

Resumen

Cenários práticos ofertados por estágios supervisionados são abordagens inesgotáveis para a formação dos futuros profissionais de saúde.  Frente a esse contexto, emergiu o objetivo desta pesquisa, analisar os possíveis impactos trazidos pelo “Estágio de Clínica Integrada em Atenção Primária” junto à qualidade do processo formativo de acadêmicos do curso de Odontologia. Para tal, qualitativamente, o estudo se delineou na compreensão dos dispositivos político-pedagógicos atrelados às experimentações de atividades de educação em saúde vivenciadas em “Salas de espera” das clínicas odontológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Didaticamente, sob a lógica do planejamento estratégico, as ações programadas pelos estagiários seguiram três períodos: Teorizando/“o pensar” (T), Praticando/“o fazer” (P) e Criticando/“o refletir” (C). Do percurso analítico, três inferências se destacaram: 1. A efetividade do planejamento estratégico (Teorizar-Praticar-Criticar/TPC) em interface com a qualidade das ações de educação em saúde; 2. O reconhecimento das salas de espera como território fértil para o desenvolvimento de atividades promotoras de saúde; 3. A importância de se compartilhar os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios. De tudo, pode-se afirmar que os estágios supervisionados extrapolam qualquer grau de importância, na verdade, vivenciá-los é fundamental para se prover uma formação acadêmica contextualizada e, principalmente, humanizada.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luiz Eduardo de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Mestre em Odontologia

    Docente do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

    lattes.cnpq.br/4761935002564262

  • Marília Nalon Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora em Odontologia

    Docente do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

    http://lattes.cnpq.br/1768278009986265

  • Vitória Celeste Fernandes Teixeira do Carmo, niversidade Federal de Juiz de Fora

    Mestre em Odontologia

    Docente do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

    http://lattes.cnpq.br/0872872772200280

  • Beatriz de Pedro Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora em Odontologia

    Odontóloga da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

    http://lattes.cnpq.br/0558879053856405

     

  • Letícia Ladeira Bonato, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora em Odontologia

    Odontóloga da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

    http://lattes.cnpq.br/7078471378943266

  • Nathália Vianelli Maurício, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Especialista em Endodontia

    Odontóloga da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

    http://lattes.cnpq.br/4346490610168301

  • Luís Felipe Eugênio Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Acadêmico do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

    http://lattes.cnpq.br/7532766160110074

  • Luiz Felipe Victor Soeiro Cabral, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Acadêmico do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

    http://lattes.cnpq.br/8266910109279101

  • Luiz Miguel Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Acadêmico do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

    http://lattes.cnpq.br/1115302883212098

  • Maria Clara Martins Uberaba, Universidade Federal de Juiz de Fora

     Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

    http://lattes.cnpq.br/7021971678653831

Publicado

2020-03-19

Cómo citar

ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS: : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 259-279. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/569

Artículos similares

1-10 de 501

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.