MÚSICA, ESPAÇO CURRICULAR E PROFESSORES DE ARTE
uma análise da rede pública de ensino de Petrolina-PE
Keywords:
Música, Espaço curricular, Professores de arteAbstract
Esta pesquisa investigou o espaço curricular da música e a formação dos professores de arte nos anos finais do ensino fundamental da rede pública de Petrolina-PE, além de analisar o espaço curricular da música no ensino público do município e identificar a formação dos professores da disciplina de arte. A partir da análise de documentos oficiais e norteadores e dos dados coletados por meio de questionários e entrevistas informais, foi possível compreender a música enquanto área de conhecimento na referida disciplina, o perfil profissional e a formação dos professores. Discutimos, também, as particularidades e perspectivas tanto para a música quanto para os professores de arte, considerando os planejamentos e o espaço curricular dado à música por parte da secretaria de educação do município. Verificamos que a música existe no campo investigado como área de conhecimento, dentro do componente curricular arte, lecionada por professores não especialistas e que complementam a carga horária na disciplina. Por fim, discutimos as perspectivas para o ensino de música no ensino fundamental da rede pública, considerando as legislações atuais, a formação dos professores em área específica e o espaço curricular da referida área artística no campo investigado.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.