EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

REFLEXÕES ACERCA DE SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE

Authors

  • José Walter Rego Resende Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Heleno Pereira Nunes Universidade Federal do Vale do São Francisco

Keywords:

Educação a Distância, Tecnologia da Informação e Comunicação, Subjetividade

Abstract

Este estudo teve como objetivo refletir sobre a Educação a Distância (EaD) no âmbito das transformações ocorridas no cenário mundial no que tange aos fatores social, econômico e psicológico, ressaltando os aspectos concernentes a construção da subjetividade dos envolvidos no processo educativo dessa modalidade no contexto das Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s). Na busca para compreender as transformações no contexto educacional, principalmente na EaD, foi reralizado, para tal objetivo, uma leitura sobre a temática, desde sua eclosão e expansão mediada pelas TIC´s a partir da década de 1980 até os dias atuais e observações feitas por meio de relato de experiência docente durante quatro anos como professor tutor desta modalidade de ensino como recurso metodológico para delinear quais as suas imbricações e influências que marcam o surgimento de novos paradigmas da construção subjetiva no processo de ensino-aprendizagem e suas peculiaridades no desenvolvimento dos vínculos que sustentam a relação entre seus participantes, como mais uma forma de um modelo de construção subjetiva presente na EaD, seja no espaço presencial e virtual de forma síncrona ou assíncrona. Sendo esta uma possibilidade de um paradigma na formação da subjetividade humana contemporânea.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • José Walter Rego Resende, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestrando em Psicologia - Univasf

     

  • Heleno Pereira Nunes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestrando em Psicologia - Univasf

     

Published

2015-12-17

Issue

Section

Artigos

How to Cite

RESENDE, José Walter Rego; NUNES, Heleno Pereira. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES ACERCA DE SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 5, n. 9, 2015. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/97. Acesso em: 23 aug. 2025.