EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

REFLEXÕES ACERCA DE SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE

Auteurs-es

  • José Walter Rego Resende Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Heleno Pereira Nunes Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mots-clés :

Educação a Distância, Tecnologia da Informação e Comunicação, Subjetividade

Résumé

Este estudo teve como objetivo refletir sobre a Educação a Distância (EaD) no âmbito das transformações ocorridas no cenário mundial no que tange aos fatores social, econômico e psicológico, ressaltando os aspectos concernentes a construção da subjetividade dos envolvidos no processo educativo dessa modalidade no contexto das Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s). Na busca para compreender as transformações no contexto educacional, principalmente na EaD, foi reralizado, para tal objetivo, uma leitura sobre a temática, desde sua eclosão e expansão mediada pelas TIC´s a partir da década de 1980 até os dias atuais e observações feitas por meio de relato de experiência docente durante quatro anos como professor tutor desta modalidade de ensino como recurso metodológico para delinear quais as suas imbricações e influências que marcam o surgimento de novos paradigmas da construção subjetiva no processo de ensino-aprendizagem e suas peculiaridades no desenvolvimento dos vínculos que sustentam a relação entre seus participantes, como mais uma forma de um modelo de construção subjetiva presente na EaD, seja no espaço presencial e virtual de forma síncrona ou assíncrona. Sendo esta uma possibilidade de um paradigma na formação da subjetividade humana contemporânea.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • José Walter Rego Resende, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestrando em Psicologia - Univasf

     

  • Heleno Pereira Nunes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestrando em Psicologia - Univasf

     

Téléchargements

Publié

2015-12-17

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

RESENDE, José Walter Rego; NUNES, Heleno Pereira. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES ACERCA DE SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 5, n. 9, 2015. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/97. Acesso em: 24 août. 2025.