A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Gilmara Ribeiro Costa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Keila Moreira Batista Universidade Federal do Vale do São Francisco

Keywords:

Ensino fundamental, Ensino de Ciências, Atividades Práticas

Abstract

As atividades práticas são uma forma educativa de estimular a criatividade, a crítica e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um aprendizado mais significativo aos discentes. O educador é ativamente participativo como estimulador e mediador do processo, promovendo situações de aproximação à crítica do aluno com a realidade. Este Trabalho de Revisão Bibliográfica Narrativa visou mostrar que o uso de Atividades Práticas promove um melhor desempenho na aprendizagem dos conteúdos lecionados nas aulas de Ciências das turmas do Ensino Fundamental. Neste estudo, foi possível verificar que na metodologia mais tradicional de ensino, através da prática de leitura de textos e resolução de questionários de fixação, a aprendizagem não é tão significativa quanto na metodologia mais fundamentada através da aplicação de atividades práticas. Pesquisas mencionadas ao logo deste trabalho demonstraram que a atividade prática, trabalhada em conjunto com a teoria, propicia uma aprendizagem mais efetiva, bem como estimula o aluno a realizar tarefas, a ser mais ativo e autônomo durante as atividades em sala de aula.

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Author Biographies

Gilmara Ribeiro Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialista em Docência em Biologia (Univasf)

Keila Moreira Batista, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Clínica Médica (USP)

Profa. da Univasf

Published

2017-04-03

How to Cite

Costa, G. R., & Batista, K. M. (2017). A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(12). Retrieved from https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/20

Issue

Section

Artigos