AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES

Authors

  • Edson Luis dos Santos Barbosa Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
  • David Fernando de Morais Neri Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Keywords:

Avaliação, Uso de ferramentas, Moodle

Abstract

Atualmente o uso das ferramentas tecnológicas para a Educação a Distância é um dos fatores responsáveis pela atual dinâmica, expansão e resultados favoráveis dessa modalidade de ensino. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com alunos e professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco do curso de especialização em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, cujo objetivo foi avaliar o uso das ferramentas disponibilizadas por meio do Moodle. A partir da obtenção dos dados, por meio de questionários eletrônicos diferenciados para professores e alunos, o tratamento das informações possibilitou a obtenção de dados estatísticos, bem como revelações a partir dos depoimentos dos alunos e professores. Com isso, verificou-se que a utilização das ferramentas ficou centralizada em algumas destas ferramentas: fórum, arquivos, tarefa e vídeos. Apesar desta centralização, o uso das ferramentas durante o curso se deu de forma adequada e satisfatória. A pesquisa revelou ainda uma possível razão para essa centralização de uso em algumas ferramentas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edson Luis dos Santos Barbosa, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

 Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

 

David Fernando de Morais Neri, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Dr. Engenharia Química e Biológica

 

Published

2014-12-29

How to Cite

dos Santos Barbosa, E. L., & de Morais Neri, D. F. (2014). AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). Retrieved from https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/277

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)