EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE

UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA

Autores/as

  • Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias Unifesp

Palabras clave:

interdisciplinaridade, educação não formal, movimento escoteiro, jogos, aprendizagem baseada em problemas

Resumen

Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, que tem como objetivo discutir a educação não formal e a interdisciplinaridade a partir da pedagogia escoteira. No estudo fazemos breves debates sobre os conceitos em discussão, visto que surgiram num mesmo período histórico e apontam para um processo de reforma da educação que buscou superar os modelos estabelecidos, e evidenciando que ambos não têm um consenso dentro da academia. Apresentamos a pedagogia escoteira, apontando para sua trajetória reformista desde o inicio do século XX, que tem o jogo, como ferramenta central de sua pedagogia, que proporciona problemas a serem resolvidos pelos escoteiros. Assim, ao dialogar com a pedagogia escoteira, buscamos aproximar os conceitos de educação não formal e interdicisplinaridade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias, Unifesp

    Doutor em Educação – Unicamp

    Pedagogo da Unifesp

Publicado

2022-04-22

Cómo citar

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA. (2022). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(27), 28-53. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1160

Artículos similares

1-10 de 507

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.