EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE
UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA
Palavras-chave:
interdisciplinaridade, educação não formal, movimento escoteiro, jogos, aprendizagem baseada em problemasResumo
Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, que tem como objetivo discutir a educação não formal e a interdisciplinaridade a partir da pedagogia escoteira. No estudo fazemos breves debates sobre os conceitos em discussão, visto que surgiram num mesmo período histórico e apontam para um processo de reforma da educação que buscou superar os modelos estabelecidos, e evidenciando que ambos não têm um consenso dentro da academia. Apresentamos a pedagogia escoteira, apontando para sua trajetória reformista desde o inicio do século XX, que tem o jogo, como ferramenta central de sua pedagogia, que proporciona problemas a serem resolvidos pelos escoteiros. Assim, ao dialogar com a pedagogia escoteira, buscamos aproximar os conceitos de educação não formal e interdicisplinaridade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.