REFLEXÕES E PERSPECTIVAS NEUROCOGNITIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJETO + ESTUDO MONITORIA” NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA
Palabras clave:
Ensino de Matemática, Monitoria, Neurociência CognitivaResumen
Os estudos sobre o ensino de matemática impulsionam discussões que fomentam pesquisas na área da Educação. Nessa perspectiva, supondo que estudos da neurociência cognitiva, campo do conhecimento que apresenta justificativas a respeito da superação de obstáculos no processo de aprendizagem dos conteúdos matemáticos, desenvolveu-se este artigo que objetiva investigar as reflexões e perspectivas na implementação do “Projeto + Estudo Monitoria”, desenvolvido na rede estadual de educação da Bahia, no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática, tendo como lente investigativa a neurociência cognitiva. A metodologia delineou-se na análise dos documentos nacionais que regem a função do monitor e dos dois editais (setembro/2019 e fevereiro/2020) publicados pela secretaria de educação do estado da Bahia a respeito do “Projeto + Estudo Monitoria” além, de justificativas neurocognitivas que fundamentam a aplicação do projeto. A proposta idealizada é de grande relevância para alavancar a qualidade da educação pública do estado baiano, além de possibilitar ao aluno participante oportunidade de atuar, de forma remunerada, em ocupação que permite o desenvolvimento intelectual, profissional, ético, de responsabilidade e de investigação. Também, salienta-se que se faz necessário uma aplicação do projeto levando em consideração os meios de captação da informação, nesse viés, valorizar mais de um canal de entrada (os sentidos) da informação viabiliza resultados com mais significação para o aprendente. Assim, o uso de recursos que valorizem os sentidos, se forem estímulos certos, podem despertar o interesse e levar a informação a ser consolidada na memória do indivíduo. Portanto, unir os objetivos do “Projeto + Estudo Monitoria” e os pressupostos da neurociência cognitiva, possibilita uma implementação com mais significado e, um consequente, armazenamento do conhecimento trabalhado.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.