ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Leila Kalinny Gomes de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco / Discente
  • Roney da Silva Arrais Universidade Federal do Vale do São Francisco / Discente
  • Alda Letícia de Souza Andrade Universidade Federal do Vale do São Francisco / Discente
  • Maria de Fátima Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco / Discente
  • Carina Oliveira Rios
  • Junnia Maria Moreira Universidade Federal do Vale do São Francisco / Docente

Palabras clave:

Orientação Profissional, grupo, ensino médio, análise do comportamento

Resumen

Atualmente, a orientação profissional é realizada nos mais variados contextos, desde os clínicos aos institucionais, e pode ser embasada por diferentes abordagens da psicologia. Considerando que intervenções com foco na orientação profissional surtem efeitos positivos na facilitação da escolha profissional, o presente trabalho consiste na realização de uma intervenção breve desse tipo em grupo e de forma remota. A partir do viés comportamental, foram realizados três encontros remotos pelo Google Meet, com o objetivo de trabalhar, respectivamente em cada encontro: (1) autoconhecimento, (2) opções profissionais e (3) tomada de decisão com dois discentes e dois egressos do ensino médio de rede pública que estavam em dúvida quanto à escolha profissional. Para avaliação dos resultados, foi utilizado o Inventário de Satisfação do Consumidor, o qual revelou que, apesar da curta duração da intervenção, os participantes conseguiram restringir melhor as suas opções profissionais e assumir uma postura mais ativa no processo de escolha profissional. Conclui-se que os ajustes para o formato remoto e encurtado da orientação profissional, apesar de algumas limitações, permitiram benefícios para os estudantes diante de sua escolha profissional.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2022-12-03

Cómo citar

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2022). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(29), 254-277. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716

Artículos similares

1-10 de 425

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a