REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL
Palabras clave:
Fronteiras, Educação, Rota BioceânicaResumen
A Rota Bioceânica atravessará quatro países sul-americanos e tem como ponto de partida o município de Porto Murtinho (Brasil), trazendo a expectativa de amplas transformações na infraestrutura e cotidiano da região. O artigo busca refletir sobre as políticas de educação nesta parte da fronteira com o Paraguai e como as demandas podem ser supridas. O estudo é fruto das pesquisas para elaboração do Plano Diretor da cidade, com dados levantados entre 2020 e 2021 com gestores públicos do município, questionários e pesquisas bibliográficas e documentais para direcionar novos caminhos para as políticas locais. A partir da análise dos dados, observa-se que Porto Murtinho possui capacidade de atender a demanda educacional da população na área urbana, porém, apresenta alguns problemas de infraestrutura e acesso ao ensino na zona rural e áreas indígenas, principalmente quanto ao acesso ao Ensino Médio, presente apenas na área urbana. Para além destes problemas existentes, que precisam ser solucionados conforme o aumento populacional previsto com a chegada da Rota, é de extrema importância que as políticas públicas considerem as particularidades culturais da região e introduzam tais elementos no processo de ensino-aprendizagem de forma ativa, além de pensar nos investimentos necessários que o futuro trará para a região. Por fim, considera-se que Porto Murtinho deve se preparar em todos os sentidos para as transformações que virão nos próximos anos e se atentar para os fenômenos sociais no contexto educacional, pois é a base para as modificações da sociedade e merece respeito e cuidado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.