REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12667367Palabras clave:
Fronteiras, Educação, Rota BioceânicaResumen
A Rota Bioceânica atravessará quatro países sul-americanos e tem como ponto de partida o município de Porto Murtinho (Brasil), trazendo a expectativa de amplas transformações na infraestrutura e cotidiano da região. O artigo busca refletir sobre as políticas de educação nesta parte da fronteira com o Paraguai e como as demandas podem ser supridas. O estudo é fruto das pesquisas para elaboração do Plano Diretor da cidade, com dados levantados entre 2020 e 2021 com gestores públicos do município, questionários e pesquisas bibliográficas e documentais para direcionar novos caminhos para as políticas locais. A partir da análise dos dados, observa-se que Porto Murtinho possui capacidade de atender a demanda educacional da população na área urbana, porém, apresenta alguns problemas de infraestrutura e acesso ao ensino na zona rural e áreas indígenas, principalmente quanto ao acesso ao Ensino Médio, presente apenas na área urbana. Para além destes problemas existentes, que precisam ser solucionados conforme o aumento populacional previsto com a chegada da Rota, é de extrema importância que as políticas públicas considerem as particularidades culturais da região e introduzam tais elementos no processo de ensino-aprendizagem de forma ativa, além de pensar nos investimentos necessários que o futuro trará para a região. Por fim, considera-se que Porto Murtinho deve se preparar em todos os sentidos para as transformações que virão nos próximos anos e se atentar para os fenômenos sociais no contexto educacional, pois é a base para as modificações da sociedade e merece respeito e cuidado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

