EFEITO DOS ASPECTOS SOCIODEMOGRÁFICOS E ACADÊMICOS SOBRE O ESTRESSE EM ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores/as

  • Luciana Patrícia Brito Lopes Universidade de Pernambuco
  • Camila Espíndola Santos Universidade de Pernambuco-UPE
  • Danyella Alves de Vasconcelos Universidade de Pernambuco-UPE
  • Silvia Elizabeth Gomes de Medeiros Universidade de Pernambuco-UPE
  • Gustavo Aires de Arruda Universidade de Pernambuco-UPE
  • Jael Maria de Aquino Universidade de Pernambuco-UPE

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11478763

Palabras clave:

Enfermagem, Saúde Mental., Estresse Psicológico, Estudantes de Enfermagem

Resumen

Introdução: Ao sair da escola e adentrar em um curso superior pode acarretar diversas mudanças pessoais para o estudante, podendo este perceber o surgimento de ansiedade, insegurança, medo e consequentemente estresse. Ao se deparar com aspectos relacionados à organização curricular, vinculados às dificuldades no campo pessoal, bem como nos fatores sociodemográficos, acabam por se tornarem potenciais agentes estressores. Esta elevada demanda na qual os estudantes são imersos, parece interferir na saúde mental. Compreender os fatores sociodemográficos e acadêmicos que mais influenciam neste contexto sobre o estresse pode colaborar com o processo de planejamento dos cursos, bem como na estruturação de ações para a redução do estresse nessa população. Objetivo:  verificar o efeito dos aspectos sociodemográficos e acadêmicos sobre o estresse em alunos do curso de enfermagem de uma universidade pública. Método: estudo quantitativo, desenvolvido com 218 estudantes do curso de enfermagem de uma universidade pública. Realizou-se a aplicação de um instrumento com questões sociodemográficas e acadêmicas e outro denominado por Escala de Estresse Percebido-10. Este estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Complexo Hospitalar HUOC/PROCAPE-UPE e aprovado com o parecer nº 595.078-0. Resultados: foi constatada diferença estatística significativa entre o escore de estresse e o módulo do curso, com médio tamanho do efeito. O teste post-hoc identificou que o escore do 3° módulo foi significativamente superior ao do 2° módulo. Os módulos com práticas hospitalares tiveram escore de estresse significativamente maior de estresse, com médio tamanho de efeito. Conclusão: foi identificada a influência entre o módulo do curso e as práticas hospitalares sobre o estresse percebido. Estes achados podem auxiliar na elaboração de estratégias de enfrentamento do estresse e da manutenção da saúde de universitários.

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Biografía del autor/a

  • Luciana Patrícia Brito Lopes, Universidade de Pernambuco

    Doutoranda em Enfermagem - UPE/UEPB

  • Camila Espíndola Santos, Universidade de Pernambuco-UPE

    Enfermeira

    Universidade de Pernambuco (UPE)

  • Silvia Elizabeth Gomes de Medeiros, Universidade de Pernambuco-UPE

    Docente do Instituto Federal de Educação (IFPE)

  • Gustavo Aires de Arruda, Universidade de Pernambuco-UPE

       Docente Pós-graduação em Educação Física - (PAPGEF) UPE/UFPB

  • Jael Maria de Aquino, Universidade de Pernambuco-UPE

    Professora Livre Docente FENSG - Universidade de Pernambuco (UPE)

Publicado

2024-04-20

Cómo citar

EFEITO DOS ASPECTOS SOCIODEMOGRÁFICOS E ACADÊMICOS SOBRE O ESTRESSE EM ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), 01-19. https://doi.org/10.5281/zenodo.11478763

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