EFEITO DOS ASPECTOS SOCIODEMOGRÁFICOS E ACADÊMICOS SOBRE O ESTRESSE EM ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11478763Palavras-chave:
Enfermagem, Saúde Mental., Estresse Psicológico, Estudantes de EnfermagemResumo
Introdução: Ao sair da escola e adentrar em um curso superior pode acarretar diversas mudanças pessoais para o estudante, podendo este perceber o surgimento de ansiedade, insegurança, medo e consequentemente estresse. Ao se deparar com aspectos relacionados à organização curricular, vinculados às dificuldades no campo pessoal, bem como nos fatores sociodemográficos, acabam por se tornarem potenciais agentes estressores. Esta elevada demanda na qual os estudantes são imersos, parece interferir na saúde mental. Compreender os fatores sociodemográficos e acadêmicos que mais influenciam neste contexto sobre o estresse pode colaborar com o processo de planejamento dos cursos, bem como na estruturação de ações para a redução do estresse nessa população. Objetivo: verificar o efeito dos aspectos sociodemográficos e acadêmicos sobre o estresse em alunos do curso de enfermagem de uma universidade pública. Método: estudo quantitativo, desenvolvido com 218 estudantes do curso de enfermagem de uma universidade pública. Realizou-se a aplicação de um instrumento com questões sociodemográficas e acadêmicas e outro denominado por Escala de Estresse Percebido-10. Este estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Complexo Hospitalar HUOC/PROCAPE-UPE e aprovado com o parecer nº 595.078-0. Resultados: foi constatada diferença estatística significativa entre o escore de estresse e o módulo do curso, com médio tamanho do efeito. O teste post-hoc identificou que o escore do 3° módulo foi significativamente superior ao do 2° módulo. Os módulos com práticas hospitalares tiveram escore de estresse significativamente maior de estresse, com médio tamanho de efeito. Conclusão: foi identificada a influência entre o módulo do curso e as práticas hospitalares sobre o estresse percebido. Estes achados podem auxiliar na elaboração de estratégias de enfrentamento do estresse e da manutenção da saúde de universitários.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.