PROSPECÇÃO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS FOCADAS NA PROPRIEDADE INTELECTUAL

Autores/as

  • César Costa Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mario Godoy Neto Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Michely Correia Diniz Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palabras clave:

Jogos, Cursos, Aplicativos, Inovação, Aprendizagem

Resumen

O presente artigo tem como finalidade identificar ferramentas digitais cujo foco seja a Propriedade Intelectual. Sabe-se que a propriedade intelectual é essencial no âmbito cultural e econômico, sendo protegida por leis específicas. Ela engloba diversas atividades e desempenha um papel fundamental no avanço tecnológico e na expressão cultural. Considerando que as ferramentas educacionais incentivam, envolvem e tornam o aprendizado mais fácil, foi realizado um estudo prospectivo em julho de 2023 sobre ferramentas educacionais focadas na Propriedade Intelectual, dividido em pesquisa de cursos, aplicativos móveis e jogos educacionais. Para isso, foram utilizadas diversas fontes de informações, como INPI, SENAI, App Store, Google Play e outras. Em seguida, foi realizada uma triagem para identificar os resultados relacionados à propriedade intelectual. Após essa triagem, as ferramentas foram selecionadas e os dados tratados através de estatística descritiva. Foram encontradas 263 ferramentas, porém apenas 4,18% (11) foram consideradas ligadas ao tema educacional. Foram Identificadas diversas ferramentas educacionais virtuais relacionadas à propriedade intelectual, abrangendo campos como marcas, patentes, indicações geográficas e desenhos industriais, mas de forma superficial. Essas ferramentas podem oferecer benefícios como a flexibilidade de acesso, uma ampla gama de recursos, a capacidade de personalizar o aprendizado e a manutenção contínua, sendo recomendadas para aprimorar a compreensão e a aplicação dos princípios de propriedade intelectual.

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Biografía del autor/a

  • César Costa Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Especialização em Engenharia de Software. Analista de tecnologia da informação da Universidade Federal do Vale do São Francisco

  • Mario Godoy Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Professor Adjunto nível IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

  • Michely Correia Diniz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutorado em Biotecnologia (2011). É Professora Associada da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Publicado

2025-03-02

Cómo citar

PROSPECÇÃO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS FOCADAS NA PROPRIEDADE INTELECTUAL. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), 01-19. https://doi.org/10.5281/

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