A robótica educacional no espaço maker: uma revisão integrativa
Palabras clave:
Robótica educacional, Sucata, Espaço maker, Educação BásicaResumen
A Robótica Educacional (RE) tem se mostrado uma ferramenta poderosa nas práticas pedagógicas. O artigo traz o relato e resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica quanto aos procedimentos. O objetivo teve o intuito de investigar e analisar as publicações científicas acerca do uso da RE com sucata no espaço
maker, com estudantes na Educação Básica. Adotou-se como procedimento a Revisão Integrativa de manuscritos científicos publicados entre os anos de 2021 e 2024. A base de dados utilizada foi o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a Scientific Electronic Library On-Line. Também foram realizadas buscas por meio do robô de busca Google Acadêmico, para ampliar o alcance da pesquisa. O recurso metodológico segue os procedimentos propostos por Botelho, Cunha e Macedo (2011) em que se determinam as etapas de identificação do tema e seleção de pesquisa; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão; identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; caracterização dos estudos selecionados; análise e interpretação dos resultados e síntese do conhecimento. No processo de busca e seleção, foram identificados seis artigos, demonstrando serem escassos os manuscritos científicos que envolvem robótica e sucata no espaço maker na Educação Básica. A análise de dados categorial foi utilizada na análise dos dados coletados. Foram definidas 6 categorias de análise, sendo elas: espaço ocupado; RE como prática de ensino; protagonismo; obstáculos epistemológicos, didáticos e estruturais. Nos resultados, revelam-se benefícios e desafios da RE na Educação Básica. O uso da RE com sucata atrelada a metodologias ativas estimula o protagonismo do estudante, promove a conscientização ambiental e desenvolve habilidades como criticidade, criatividade e autonomia. Os desafios epistemológicos, didáticos e estruturais estão presentes nos relatos, impactando o sucesso da ação pedagógica docente. Evidenciou-se na análise que a prática de ensino, em que se tem a inserção da RE com sucata, é uma solução pedagógica inovadora.
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