A robótica educacional no espaço maker: uma revisão integrativa

Auteurs-es

  • Silvana Dilma Machado Innocente Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Rúbia Rodrigues Acordi Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher Universidade do Sul de Santa Catarina

Mots-clés :

Robótica educacional, Sucata, Espaço maker, Educação Básica

Résumé

A Robótica Educacional (RE) tem se mostrado uma ferramenta poderosa nas práticas pedagógicas. O artigo traz o relato e resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica quanto aos procedimentos. O objetivo teve o intuito de investigar e analisar as publicações científicas acerca do uso da RE com sucata no espaço

maker

, com estudantes na Educação Básica. Adotou-se como procedimento a Revisão Integrativa de manuscritos científicos publicados entre os anos de 2021 e 2024. A base de dados utilizada foi o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a Scientific Electronic Library On-Line. Também foram realizadas buscas por meio do robô de busca Google Acadêmico, para ampliar o alcance da pesquisa. O recurso metodológico segue os procedimentos propostos por Botelho, Cunha e Macedo (2011) em que se determinam as etapas de identificação do tema e seleção de pesquisa; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão; identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; caracterização dos estudos selecionados; análise e interpretação dos resultados e síntese do conhecimento. No processo de busca e seleção, foram identificados seis artigos, demonstrando serem escassos os manuscritos científicos que envolvem robótica e sucata no espaço maker na Educação Básica. A análise de dados categorial foi utilizada na análise dos dados coletados. Foram definidas 6 categorias de análise, sendo elas: espaço ocupado; RE como prática de ensino; protagonismo; obstáculos epistemológicos, didáticos e estruturais. Nos resultados, revelam-se benefícios e desafios da RE na Educação Básica. O uso da RE com sucata atrelada a metodologias ativas estimula o protagonismo do estudante, promove a conscientização ambiental e desenvolve habilidades como criticidade, criatividade e autonomia. Os desafios epistemológicos, didáticos e estruturais estão presentes nos relatos, impactando o sucesso da ação pedagógica docente. Evidenciou-se na análise que a prática de ensino, em que se tem a inserção da RE com sucata, é uma solução pedagógica inovadora.

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Biographies de l'auteur-e

  • Silvana Dilma Machado Innocente, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Silvana Dilma Machado Innocente nasceu em Imbituba, Santa Catarina, Brasil, em 1982. É Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2006), em Matemática pela Universidade Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI (2009) e em Física pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2017). Possui especialização em Prática Interdisciplinar: Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade de Capivari de Baixo – FUCAP (2006) e em Ensino de Matemática e Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC (2024). É mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, na linha de pesquisa Educação em Ciências (2024). Integra o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e da Comunicação – INTERTIC, vinculado ao projeto guarda-chuva Obstáculos Epistemológicos e Didáticos no Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação. Atua profissionalmente como professora efetiva dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública municipal de Garopaba, Santa Catarina, vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC. 

  • Rúbia Rodrigues Acordi, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Rúbia Rodrigues Acordi é mestranda em Educação, pós-graduada em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conclusão em 2021. Pós-graduada em Gestão Escolar: Administração, Supervisão, Orientação e Coordenação pela Faculdade CENSUPEG em 2020. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) de 2016 a 2020. Especialização em nível de pós-graduação "LATO SENSU" em Educação Ambiental área da educação pela Universidade de São Paulo (UNICID) de 2009 a 2010. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) de 2004 a 2008.  

  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher , Universidade do Sul de Santa Catarina

    Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, educadora da Universidade do Sul de Santa Catarina onde atua como docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui pós-doutorado em Tecnologia da Educação - Universidade do Minho, Campus de Gualtar. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como pesquisadora em temas como tecnologias digitais da informação e comunicação na Educação em Ciências, obstáculos epistemológicos e didáticos do uso das TDIC na Educação, pensamento computacional, ambientes de ensino/aprendizagem digitais no processo educativo e robótica na Educação.

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Publié

2025-09-11

Comment citer

DILMA MACHADO INNOCENTE, Silvana; RODRIGUES ACORDI, Rúbia; NIEDERSBERG SCHUHMACHER , Vera Rejane. A robótica educacional no espaço maker: uma revisão integrativa. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 37, p. A5 1 – 26, 2025. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3056. Acesso em: 12 sept. 2025.