EDUCAR PARA LIBERTAR
POR UMA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO
Palabras clave:
Prisional, Educação Formal, Política PúblicaResumen
Na composição do universo do Sistema Prisional Brasileiro, há o importante papel desempenhado pela educação formal que funciona de forma precária em seus interiores. Compreender a contribuição da educação formal aos sujeitos que decidem iniciar ou dar continuidade aos processos formativos no cárcere e discutir a ausência de uma política pública educacional para os sujeitos privados de liberdade são questões inquietantes, que movem o presente artigo. Optei por uma pesquisa qualitativa, por compreender a complexidade social do objeto de estudo, assim como pelo fato de que o objeto de estudo não é algo estático, sem vida, indiferente, especialmente quando se tem com ele fortes implicações. A utilização de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas possibilitaram uma melhor compreensão do processo educacional, aliada à leitura de alguns teóricos que discutem a educação no Sistema Prisional. Longe de ser uma utopia ou uma regalia, a educação para os sujeitos encarcerados deve ser parte da engrenagem que move as prisões brasileiras, principalmente no tocante à urgente necessidade de uma política pública educacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.