O trabalho como processo educativo/formativo

Autores/as

  • Erivan Hilário dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14536154

Palabras clave:

Trabalho, Educação, processo educativo/formativo

Resumen

O presente trabalho busca refletir sobre alguns aspectos relevantes, que vão configurando o trabalho enquanto dimensão, que possibilita processos de aprendizados fundamentais para a formação do ser humano, ou seja, compreendê-lo em sua natureza e não simplesmente nas formas históricas as quais o mesmo veio assumindo. Trata-se de perceber que o ser humano aprende em diversos tempos e espaços de sua vida, não somente na instituição escola. Não dá para pensar o trabalho descolado de outras relações sociais constitutivas do sujeito e, portanto, a educação apontará para uma nova sociedade, formará novos sujeitos, quando articulada com a luta para que o trabalho esteja pautado por relações superiores à capitalista.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Erivan Hilário dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós granduando
    (lato-senso) em Ensino de Ciências Humanas e Sociais pela UFSC.

Publicado

2010-06-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

DOS SANTOS, Erivan Hilário. O trabalho como processo educativo/formativo. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.5281/zenodo.14536154. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/355. Acesso em: 3 aug. 2025.