PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Myrella Lopes de Souza Professora da Prefeitura Municipal de Araripina
  • Alexsandro dos Santos Machado UFRPE

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Perspectivas, Desafios, Revisão Bibliográfica

Resumen

Neste artigo delineamos as principais perspectivas e desafios da Educação Inclusiva no Brasil através de uma revisão bibliográfica. Para tanto, apontamos que historicamente a inclusão desde o seu surgimento passou por diversas etapas e movimentos que lhes trouxe muitos desafios. No Brasil, em termos legislativos o documento que a fundamenta é a Constituição Federal de 1988, que passou a exigir o respeito ao diferente, isto é a diversidade. O estudo em questão, busca compreender a respeito das perspectivas e desafios da Educação Inclusiva. A coleta de dados foi realizada na base de periódicos da Capes, a partir de artigos publicados especificamente no período de 2014 a 2017. Como critérios de inclusão utilizou-se o descritor “Educação Inclusiva”, área e período de publicação (Educação, Psicologia e Educação Especial /2014 a 2017), e artigos em português. Assim, percebemos que inserir portadores e não portadores de necessidades em salas de aula de escolas comuns ainda continua sendo um grande desafio político e social. Nesse sentido, a pesquisa foi conduzida através da categorização dos dados, que foram organizados e avaliados em descritores, sendo eles: Temáticas abordadas, Tipos de Estudo, Lócus, Nível Educacional, Público alvo ou Participantes e Desafios da Educação Inclusiva. A partir dos mesmos buscamos confrontar e/ou relacionar as informações presentes em cada publicação. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Myrella Lopes de Souza, Professora da Prefeitura Municipal de Araripina

    Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Araripina

    Licenciatura em história pela faculdade de Formação de professores de Araripina (FAFOPA)

    Especialização em História geral com ênfase em sociologia e culturas afro e indígenas (FAFOPA)

    Especialização em Educação, contemporâneidade e novas tecnologias (Univasf)

  • Alexsandro dos Santos Machado, UFRPE

    Doutor em Educação (UFGR)

    Prof. da UFRPE

Publicado

2019-12-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(20), 24-49. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/506

Artículos similares

1-10 de 451

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.