PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Mots-clés :
Educação Inclusiva, Perspectivas, Desafios, Revisão BibliográficaRésumé
Neste artigo delineamos as principais perspectivas e desafios da Educação Inclusiva no Brasil através de uma revisão bibliográfica. Para tanto, apontamos que historicamente a inclusão desde o seu surgimento passou por diversas etapas e movimentos que lhes trouxe muitos desafios. No Brasil, em termos legislativos o documento que a fundamenta é a Constituição Federal de 1988, que passou a exigir o respeito ao diferente, isto é a diversidade. O estudo em questão, busca compreender a respeito das perspectivas e desafios da Educação Inclusiva. A coleta de dados foi realizada na base de periódicos da Capes, a partir de artigos publicados especificamente no período de 2014 a 2017. Como critérios de inclusão utilizou-se o descritor “Educação Inclusiva”, área e período de publicação (Educação, Psicologia e Educação Especial /2014 a 2017), e artigos em português. Assim, percebemos que inserir portadores e não portadores de necessidades em salas de aula de escolas comuns ainda continua sendo um grande desafio político e social. Nesse sentido, a pesquisa foi conduzida através da categorização dos dados, que foram organizados e avaliados em descritores, sendo eles: Temáticas abordadas, Tipos de Estudo, Lócus, Nível Educacional, Público alvo ou Participantes e Desafios da Educação Inclusiva. A partir dos mesmos buscamos confrontar e/ou relacionar as informações presentes em cada publicação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.