DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS

Autores/as

  • Amanda Maria Villas Boas Ribeiro Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC)
  • Maria Lúcia Silva Servo Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

Docência em saúde, ensino superior, enfermagem

Resumen

Com suporte na Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici neste ensaio nos propusemos a apresentar como objetivo precípuo desta investigação e com o fito de lançarmos luzes, além de buscar aprofundar no âmbito acadêmico a discussão a respeito da representação social da educação no âmbito de uma escola de referência objeto deste estudo, em consonância com a realidade social na qual ela se encontra inserida, unindo-se o campo teórico ao campo empírico, tomando-se por base o objeto social que é percebido/construído por um grupo e que de igual modo contribui para revelar/velar a construção identitária desse grupo. Assim, utilizou-se como procedimento básico para levar a cabo este estudo a interrogação direta dos sujeitos pesquisados por meio da aplicação de questionários de associação livre. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, qualiquantitativa, cuja técnica empregada foi a de associação livre de palavras, de modo que as principais descobertas e/ou resultados confluíram para abarcar a prevalência da dimensão pedagógica, a qual se sobrepôs às demais dimensões, concluí-se, portanto, que o presente estudo se mostrou assaz relevante para dar um norte, a fim de prestigiar e incentivar o desenvolvimento de pesquisas que possam trazer um maior nível de aprofundamento desta instigante temática.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Amanda Maria Villas Boas Ribeiro, Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC)

    Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana

    Professora da Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC)

  • Maria Lúcia Silva Servo, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Doutora em enfermagem pela Universidade de São Paulo

    Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Publicado

2019-08-06

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade

Cómo citar

DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS . (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 283-297. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/546

Artículos similares

1-10 de 450

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.