Esta es un versión antigua publicada el 2020-08-19. Consulte la versión más reciente.

EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA

Autores/as

  • Ana Paula Amaral UFPB
  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra UFPB

Palabras clave:

Sala de aula itinerante., Protagonismo juvenil., Lei estadual nº 11.100/2018.

Resumen

Este artigo apresenta um estudo sobre a temática “protagonismo juvenil”, através da experiência do projeto “sala de aula itinerante”. A inquietação em se escrever sobre “protagonismo juvenil” surgiu após o contato com os estudantes de uma Escola (Estadual) Cidadão Integral Técnica, na cidade de João Pessoa – Paraíba, como ação culminante do projeto “Sala de aula itinerante”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), como parte da campanha “Ação Educação Democrática”, organizada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, em seguida, analisamos a Lei estadual nº 11.100/2018 (e suas alterações) e verificamos qual a abordagem dada pelo legislador, bem como qual a importância deste conceito para o modelo de escola cidadã integral. Por fim, conclui-se apresentando o relato da experiência com o projeto, em que se trabalhou esta temática com os estudantes, e os aspectos positivos desta troca de experiência e as impressões resultantes deste contato.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, UFPB

    É Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2019). Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB. É Coordenadora de Tutoria dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas da Unidade de Ensino a Distância (UEaD) da UFPB. É filiada à Entidade Nacional de Pesquisa - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Avaliadora ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis e Pedagogia (BASIS/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa da comunidade de prática de investigação - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação superior (SINAES), estudos e pesquisas em políticas educacionais relativas às questões de avaliação e políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Trabalha ainda, com a temática educação a distância com foco na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na perspectiva de política pública de formação e capacitação docente e/ou discente. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação do ensino superior, planejamento educacional e EaD.

Publicado

2020-08-19

Versiones

Cómo citar

EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/594

Artículos similares

1-10 de 481

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.