DISCUSSÕES SOBRE IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Beatriz Abreu Escola Superior de Artes Célia Helena

Palabras clave:

Indústria Cultural, Educação, Liberdade, Theodor Adorno, Paulo Freire

Resumen

Este artigo trata de inquietações docentes quanto ao emprego de produtos da Indústria Cultural na prática pedagógica. Para tanto, compara o panorama sociopolítico brasileiro ao da Alemanha nazista e estabelece diálogo entre os estudos de Theodor Adorno e Paulo Freire, sob uma ótica questionadora. Discorre sobre “entretenimento”, “arte elitizada” e “cultura de massas”, bem como as mudanças de fruição estética geradas pelos meios de comunicação. Aborda os efeitos de recursos tecnológicos e mídias sociais sobre os indivíduos e seu uso em sala de aula, em busca de uma educação cuja linguagem acessível comunica, promove o senso crítico, faz refletir e, por isso, emancipa.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Abreu, Escola Superior de Artes Célia Helena

Mestranda em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Leciona há 10 anos na Educação Básica. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Eixo Integrador Interáreas no Serviço Social da Indústria (SESI-SP)

Publicado

2022-07-03

Cómo citar

Abreu, B. (2022). DISCUSSÕES SOBRE IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 81–98. Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1738