OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA

Autores/as

  • Manoel Messias Alves de Souza UNIVASF
  • Jéssica da Silva Pires Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Juliana Custódia de Carvalho Lemos
  • Marciano Carvalho da Silva
  • Rosangela Vieira de Souza

Palabras clave:

Ensino Remoto, Síndrome de Down, Trissomia 21, pandemia da Covid-19

Resumen

A pandemia causada pela Covid-19 tem trazido sequelas inimagináveis para todos os setores da sociedade brasileira, com especial impacto na qualidade da educação entre os anos de 2020 e 2022. Nesse cenário de prejuízos educacionais, destaca-se a ausência de alternativas pedagógicas para garantir mínima qualidade de apoio as crianças com Síndrome de Down. Este manuscrito objetiva relatar a contribuição de um projeto educacional desenvolvido no âmbito da disciplina Ciência e Diversidade Humana do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco intitulado “Olimpíada Down”. O projeto foi desenvolvido visando criar pontes entre as famílias e os processos educativos, empoderando crianças com Síndrome de Down, especialmente no contexto do necessário isolamento social caudado pelas restrições impostas pelas autoridades sanitárias brasileiras, devido a pandemia da Covid-19; bem como fomentar o aprendizado dos licenciandos envolvidos na proposta com foco no empreendedorismo em sala de aula, tangenciando os preceitos da aprendizagem baseada em projetos. Dentre os resultados destaca-se a participação de alunos/famílias de quatro estados da federação, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná e o Distrito Federal e o alcance de mais de 60 mil contas no Instagram. Esses resultados sinalizam para a necessidade de um olhar especial, em tempos de isolamento social, para as abordagens da aprendizagem baseada em projeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica da Silva Pires, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui graduação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2019). , atuando principalmente nos seguintes temas: neoplasia maligna, determinantes sociais, câncer e mortalidade. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido - PPGDiDeS na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. (Texto informado pelo autor)

Publicado

2022-12-16

Cómo citar

Alves de Souza, M. M., da Silva Pires, J. ., Custódia de Carvalho Lemos, J. ., Carvalho da Silva, M., & Vieira de Souza, R. (2022). OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(29), 299–321. Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840