Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua

Autores/as

  • Fernando Moreno da Silva

Palabras clave:

Ensino, Gêneros textuais, Tipos textuais

Resumen

O presente artigo pretende discutir a questão dos gêneros textuais como inovação para o ensino da língua portuguesa a partir das sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), referencial que norteia o ensino de língua. O trabalho apresenta a origem dos estudos dos gêneros a partir do conceito de “gêneros discursivos” de Mikhail Bakhtin e do estudo de Luiz Antônio Marcushi sobre tipos e gêneros textuais. Apropriando-se desses conceitos, observa-se a importância dos gêneros para o ensino da leitura e da produção textual, temas que precisam de um melhor tratamento para desenvolver no aluno sua competência comunicativa.

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Publicado

2012-12-24

Cómo citar

da Silva, F. M. (2012). Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 2(3). Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/322

Número

Sección

Artigos