Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua

Auteurs-es

  • Fernando Moreno da Silva

Mots-clés :

Ensino, Gêneros textuais, Tipos textuais

Résumé

O presente artigo pretende discutir a questão dos gêneros textuais como inovação para o ensino da língua portuguesa a partir das sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), referencial que norteia o ensino de língua. O trabalho apresenta a origem dos estudos dos gêneros a partir do conceito de “gêneros discursivos” de Mikhail Bakhtin e do estudo de Luiz Antônio Marcushi sobre tipos e gêneros textuais. Apropriando-se desses conceitos, observa-se a importância dos gêneros para o ensino da leitura e da produção textual, temas que precisam de um melhor tratamento para desenvolver no aluno sua competência comunicativa.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié

2012-12-24

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

DA SILVA, Fernando Moreno. Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 2, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/322. Acesso em: 19 juin. 2025.

Articles similaires

1-10 de 363

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.