Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua

Auteurs-es

  • Fernando Moreno da Silva

Mots-clés :

Ensino, Gêneros textuais, Tipos textuais

Résumé

O presente artigo pretende discutir a questão dos gêneros textuais como inovação para o ensino da língua portuguesa a partir das sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), referencial que norteia o ensino de língua. O trabalho apresenta a origem dos estudos dos gêneros a partir do conceito de “gêneros discursivos” de Mikhail Bakhtin e do estudo de Luiz Antônio Marcushi sobre tipos e gêneros textuais. Apropriando-se desses conceitos, observa-se a importância dos gêneros para o ensino da leitura e da produção textual, temas que precisam de um melhor tratamento para desenvolver no aluno sua competência comunicativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2012-12-24

Comment citer

da Silva, F. M. (2012). Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 2(3). Consulté à l’adresse https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/322

Numéro

Rubrique

Artigos