Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua

Authors

  • Fernando Moreno da Silva

Keywords:

Ensino, Gêneros textuais, Tipos textuais

Abstract

O presente artigo pretende discutir a questão dos gêneros textuais como inovação para o ensino da língua portuguesa a partir das sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), referencial que norteia o ensino de língua. O trabalho apresenta a origem dos estudos dos gêneros a partir do conceito de “gêneros discursivos” de Mikhail Bakhtin e do estudo de Luiz Antônio Marcushi sobre tipos e gêneros textuais. Apropriando-se desses conceitos, observa-se a importância dos gêneros para o ensino da leitura e da produção textual, temas que precisam de um melhor tratamento para desenvolver no aluno sua competência comunicativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-12-24

Issue

Section

Artigos

How to Cite

DA SILVA, Fernando Moreno. Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 2, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/322. Acesso em: 19 jun. 2025.

Similar Articles

1-10 of 363

You may also start an advanced similarity search for this article.