Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua
Palavras-chave:
Ensino, Gêneros textuais, Tipos textuaisResumo
O presente artigo pretende discutir a questão dos gêneros textuais como inovação para o ensino da língua portuguesa a partir das sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), referencial que norteia o ensino de língua. O trabalho apresenta a origem dos estudos dos gêneros a partir do conceito de “gêneros discursivos” de Mikhail Bakhtin e do estudo de Luiz Antônio Marcushi sobre tipos e gêneros textuais. Apropriando-se desses conceitos, observa-se a importância dos gêneros para o ensino da leitura e da produção textual, temas que precisam de um melhor tratamento para desenvolver no aluno sua competência comunicativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

