A IMPORTÂNCIA DO USO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DA BIOLOGIA

UMA ABORDAGEM METACOGNITIVA

Autores/as

  • Geida Maria Cavalcanti de Sousa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Geisiele de Sousa Teotonio Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Leonardo Rodrigues Sampaio Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Geazi Rosa Oliveira Teotonio Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Sávio Luiz Pereira Nunes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palabras clave:

Ensino da Biologia, Metacognição, Estratégias de aprendizagem

Resumen

O objetivo desse artigo é apresentar e discutir referenciais teóricos da educação e da psicologia cognitiva, relacionados às dificuldades no processo ensino-aprendizagem de Biologia no Brasil e ao uso de aulas práticas, promovendo o desenvolvimento da metacognição, a fim de facilitar a aprendizagem. Para tanto, foi feita uma revisão de literatura nas áreas de Educação e Psicologia, focando o ensino de Biologia, com um olhar voltado para a metacognição e aulas práticas. Os resultados indicaram a importância de se considerar o papel da metacognição nesse ensino, para que o estudante desenvolva a capacidade de autorregular a construção do conhecimento. Conclui-se que a utilização de aulas práticas é uma importante ferramenta para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento metacognitivo dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geida Maria Cavalcanti de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia.

Professora da Univasf

Geisiele de Sousa Teotonio, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Psicologia (Univasf).

Professora na Escola Manoel Nunes Barbosa

Leonardo Rodrigues Sampaio, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Psicologia Cognitiva

Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Geazi Rosa Oliveira Teotonio, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Laboratório clínico de microbiologia da Univasf. Mestre em Ciências da Saúde e Biológicas.

Sávio Luiz Pereira Nunes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestrando no programa de Recursos Genéticos e Vegetais

Publicado

2019-07-05

Cómo citar

de Sousa, G. M. C., Teotonio, G. de S., Sampaio, L. R., Teotonio, G. R. O., & Nunes, S. L. P. (2019). A IMPORTÂNCIA DO USO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DA BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM METACOGNITIVA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 201–220. Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/484

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a