O DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA NA CIDADE PAULISTA – PE

Autores/as

  • Erivan José dos Santos UPE
  • Rejane Dias da Silva UFPE

Palabras clave:

Teoria das Representações Sociais, Educação, Escola de Referência

Resumen

Com suporte na Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici neste ensaio nos propusemos a apresentar como objetivo precípuo desta investigação e com o fito de lançarmos luzes, além de buscar aprofundar no âmbito acadêmico a discussão a respeito da representação social da educação no âmbito de uma escola de referência objeto deste estudo, em consonância com a realidade social na qual ela se encontra inserida, unindo-se o campo teórico ao campo empírico, tomando-se por base o objeto social que é percebido/construído por um grupo e que de igual modo contribui para revelar/velar a construção identitária desse grupo. Assim, utilizou-se como procedimento básico para levar a cabo este estudo a interrogação direta dos sujeitos pesquisados por meio da aplicação de questionários de associação livre. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, qualiquantitativa, cuja técnica empregada foi a de associação livre de palavras, de modo que as principais descobertas e/ou resultados confluíram para abarcar a prevalência da dimensão pedagógica, a qual se sobrepôs às demais dimensões, concluí-se, portanto, que o presente estudo se mostrou assaz relevante para dar um norte, a fim de prestigiar e incentivar o desenvolvimento de pesquisas que possam trazer um maior nível de aprofundamento desta instigante temática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erivan José dos Santos, UPE

Mestre em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Advogado e Professor de Língua Portuguesa

Rejane Dias da Silva, UFPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE

Publicado

2019-08-06

Cómo citar

dos Santos, E. J. ., & Dias da Silva, R. . . (2019). O DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA NA CIDADE PAULISTA – PE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 314–329. Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/548

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.